domingo, 21/04/2024
InícioPoliticaLevantamento aponta quem os 223 prefeitos paraibanos irão apoiar na disputa à...

Levantamento aponta quem os 223 prefeitos paraibanos irão apoiar na disputa à Câmara Federal

Um levantamento realizado pelo site Polêmica Paraíba ouviu todos os 223 pefeitos e vice-prefeitos da Paraíba, e trouxe os nomes dos pré-candidatos à Câmara Federal que serão apoiados por eles no pleito deste ano.

Com gráficos cobrindo a situação política de momento, esse levantamento é a primeira amostragem de como está dividido os apoios pelo estado, e de como se comportam os candidatos na visão dos prefeitos.

- Continua depois da Publicidade -

19 candidatos foram citados na pesquisa, dentre eles nós podemos destacar veteranos da política paraibana, como Wellington Roberto, Wilson Santiago, Damião Feliciano e Frei Anastácio, e novatos que em sua primeira eleição estadual já tem seus nomes citados por importantes líderes da Paraíba, como Murilo Galdino, Queiroguinha e Mersinho Lucena.

O líder é o Deputado Hugo Motta, com 38 Prefeitos ao seu lado, o principal nome dos Republicanos na Paraíba, é seguido de perto por Wellington Roberto e Aguinaldo Ribeiro.

O top 10 é fechado por Wilson Santiago, Ruy Carneiro, Murilo Galdino, Gervásio Maia. Damião Feliciano, Ricardo Barbosa e Romero Rodrigues.

O partido com mais candidatos é o Republicanos, com 4 representantes, enquanto no outro lado do espectro, o PT só é citado uma única vez, com o apoio de Frei Anastácio em Picuí.


POSIÇÃO
CANDIDATO
APOIOS
1
Hugo Motta (Republicanos)
38
2
Wellington Roberto (PL)
34
3
Aguinaldo Ribeiro (Progressistas)
33
4
Wilson Santiago (Republicanos)
27
5
Ruy Carneiro (PSC)
21
6
Murilo Galdino (Republicanos)
15
7
Gervásio Maia (PSB)
13
8
Damião Feliciano (União Brasil)
13
9
Ricardo Barbosa (PSB)
11
10
Romero Rodrigues (PSC).
6
11
Julian Lemos (União Brasil)
5
12
Leonardo Gadelha (PSC).
2
13
Mersinho Lucena (Progressistas)
2
14
Frei Anastácio (PT)
1
15
Queiroguinha (PL)
1
16
Rafaela Camaraense (PSB)
1
17
Raniery Paulino (Republicanos)
1
18
Carol Gomes (União Brasil)
1
19
Wilsinho (PL)
1
#
Sem Definição
4

Uma curiosidade é que mesmo com apenas dois Prefeitos ao seu lado, Mersinho Lucena é o líder se nós usarmos a população como métrica na pesquisa, pois João Pessoa e Cabedelo somadas, chegam perto dos 900 mil habitantes.

Na sequência do contingente populacional, nós temos Aguinaldo Ribeiro, Romero Rodrigues que tem o importante apoio do Prefeito de Campina Grande e o líder Hugo Motta.

Uma outra importante peculiaridade na pesquisa é termos 5 Prefeitos que apoiam mais de um candidato, Alagoa Grande, Belém, Riachão do Bacamarte e Sapé, estão ao lado de dois candidatos, enquanto Guarabira, está ao lado de quatro nomes na disputa, incluindo o estreante em disputas estaduais, Wilsinho (PL), que é Presidente da Câmara de Vereadores e importante nome da base do Prefeito Marcus Diogo.

Quatro cidades ainda estão em definição do nome o qual irão apoiar, são elas Caldas Brandão, Casserengue, Prata e São Domingos do Cariri.

Política Paraiba

VOCÊ PODE QUERER VER TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Lidas

- Publicidade -

Últimas

- Publicidade -
- Publicidade -